sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Un ou deux semaines en français!

Jeanne Balibar faz parte do conjunto restrito de actrizes-cantoras que povoam o nosso imaginário “fashionable”. Os românticos do século XIX chamar-lhes-iam musas. Não preciso de nenhum rótulo, mas chamo-lhes belas actrizes cantoras.

Pedro Costa não lhe resistiu e fez-lhe um filme. Nada de novo no universo de Pedro Costa, depois de “No Quarto da Vanda” ou de “Onde Jaz o Teu Sorriso?”. É o universo de Pedro Costa: como ele próprio disse, são as suas estrelas.

Costa e Balibar rencontraram-se na ante-estreia de “Ne Change Rien”, em Serralves. Ter-se-ão encontrado no dia seguinte, também em Serralves, no concerto da bela actriz-cantora. Foi um belo presente francês; francês, cada vez mais curto no mundo, certamente mais curto em Portugal. Em Lisboa foi Birkin, no Porto Balibar.

Merci France!

Ouça aqui a bela actriz-cantora Jeanne Balibar

[imagem retirada de www.allposters.com]







Breve lista de outras belas actrizes cantoras:
um presente da Charlotte:


dois momentos de "Ne Change Rien" enviados por cineluso
http://www.youtube.com/watch?v=XVbndxHyiXg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vrFBKrJJY_g&feature=related

[Para breve, impressões da passagem pelo Porto dessa outra musa Agnés Varda]

Gripe dos Pobres

Sou pai de um menino de seis anos. Eu e a minha mulher trabalhamos o dia todo para podermos pagar um apartamento na periferia da cidade do Porto. Não esquecendo o carro, que a minha mulher usa para deixar o pequeno na escola e trabalhar numa fábrica em Gondomar.

Ontem o nosso filho apareceu com febre. Telefonei para a Linha de Saúde 24. Disseram-me para não o levar à escola.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Menina não entra!

Desde há quatro, cinco anos que em Portugal as eleições para qualquer órgão político têm que incluir listas paritárias, ou seja, têm que incluir mulheres e homens em lugares elegíveis. A ideia do legislador (partidos da Assembleia da República) foi atrair as mulheres para a política e acabar com a hegemonia do cromossoma Y. Mas nas últimas eleições autárquicas, como seria de esperar, houve algumas originalidades. E entre as maiores foram as três listas a freguesias constituídas só por mulheres. Obviamente que é uma ilegalidade, mas as listas-só-de-mulheres foram noticia não por serem ilegais, mas porque não tinham homens! Se fosse o contrário, listas-só-de-homens, seriam também notícia, mas por serem ilegais!


O Filinto não deixou passar esta originalidade e ainda bem:

http://filintomelo.net/1792156.html



[ouvindo nasty gal, betty davis, in nasty gal 1974]

sábado, 10 de outubro de 2009

melhores postais de 2009 (I)

Obama poster

I believe the nobel prize to president Obama is a way to the academy tell the world that we – democracies and development countries – don’t want more bushes, barrosos, aznares and blairs changing world order in deceiving, lying, war, which results are shown in energy consumption, increasing poverty in development and under development countries, inequality and injustice.

Could Obama change all that? Well, there’s a chance now, a vibe of hope. At least, until next year.

[ouvindo total response, horace silver, in united states of mind, 1971]