terça-feira, 10 de março de 2009

CLIKADA CURIOSA

RECEBI ESTE E-MAIL NA PASTA DE SPAM. FIQUEI INTRIGADO. PRIMEIRO FUI SABER SE EXISTIA ESTE CTI (EXISTE); FUI PROCURAR O DELEGADO GOMES SAMPAIO (NÃO ENCONTREI); FUI SABER SE EXISTIA O DPF (EXISTE); TENTEI LEMBRAR-ME SOBRE AS MINHAS VISITAS A SÍTIOS COM CONTEÚDO ILEGAL (NÃO ENCONTREI NENHUM). ENTÃO, COMO É QUE UM DELEGADO BRASILEIRO CONSEGUE FALAR COM O MEU PROVEDOR DE IP (EM PORTUGAL SERIA OPERADORA DE IP) E ESTE DÁ-LHE A MINHA MORADA ELECTRÓNICA? ISSO ACONTECE NO BRASIL? SE ACONTECE É GRAVE. BOM, ENTÃO RESOLVI ESPERAR PELA INTIMAÇÃO: ESSA É BOA, ENTÃO A POLICIA FEDERAL BRASILEIRA VINHA A MINHA CASA PORQUE NÃO RESPONDI A UMA INTIMAÇÃO ELECTRÓNICA? IA APAGAR A MENSAGEM MAS NÃO RESISTI: O QUE SERÁ QUE TEM O QUESTIONÁRIO? CLIKO, NÃO CLIKO, SE NÃO CLIKO FICO NA DÚVIDA, SE CLIKO APANHO VIRUS. CLARO, SOU HUMANO! E CURIOSO! E CLIKEI! CLARO, UM VIRUS! FELIZMENTE TENHO CAMISINHA E A CLIKADA CORREU BEM. SE ESTIVESSE NO PARAÍSO TINHA SIDO EXPULSO E ESTAVA CHEIO DE VERGONHA POR ESTAR NÚ. MAS EU NÃO ESTOU NO PARAÍSO E ANDO NÚ. E NÃO FAÇO NADA DE ILEGAL.
MORAL DA HISTÓRIA: FICA ATENTO E CONSERVA O BOM HUMOR. NÃO CLIKES EM TUDO O QUE APARECE. E SE ESTAVA NA PASTA DE SPAM, DEIXA LÁ FICAR.






Brasil - um país de todos.

*ATENÇÃO: ESTE E-MAIL FOI GERADO AUTOMATICAMENTE, FAVOR NÃO RESPONDÊ-LO.
Delegacia de Polícia Federal
Departamento de Investigação sobre Crimes de Informática.

Prezado (a) Senhor (a):
Através do novo sistema de investigação e monitoramento virtual, verificamos que, o endereço IP, utilizado por seu computador, acessou um site de conteúdo ilegal, segundo a nossa Constituição Federal, através do nosso Código Civil, artigo 8, inciso VII, da Lei Complementar, n. 75, de 20 de maio de 1993.
Através de um rastreamento investigativo, efetuado por nossos sistemas, foram verificados também o acesso desta conta de e-mail, no mesmo dia, aonde, em contato com seu provedor de internet/e-mail, conseguimos os seus dados pessoais e residenciais.
Por isso, estamos encaminhando a V.S. este e-mail, com o intuito de esclarecimentos sobre a investigação aberta sobre tal acesso.
Solicitamos a gentileza de que V.S. efetue a confirmação de seus dados pessoais, informados no Formulário Eletrônico, bem como respondendo as questões solicitadas, para efeito comprobatório de tal esclarecimento solicitado, através do link fornecido abaixo.
Salientamos ainda que, o não preenchimento no prazo de 48 horas, implicará na intimação de seu comparecimento na Unidade da Delegacia de Polícia Federal de sua região, através de um de nossos agentes.
Solicitamos a máxima atenção a este comunicado, pois nosso sistema é notificado quanto ao recebimento deste e-mail.

hXXp://www2.dpf.gov.br/anexo.php?id=24482

(DANGER:VIRUS)

Superintendente: Delegado Daniel Gomes Sampaio
Endereço: SAIS Quadra 7 - Lote 23 - Setor Policial Sul Brasília-DF - CEP 70610-901
(0xx-61) 3345-9500

2 comentários:

Anónimo disse...

Recebi o mesmo email hoje, 10 de março de 2009. Cheguei a clicar no link, mas meu computador não permitiu abrir! Fui procurar informações e descobri que o mesmo email é enviado desde 2006, sob o nome do delegado Daniel Gomes Sampaio (não sei se esse cara realmente existe)!
É importante que as pessoas tomem cuidado e tenham muita atenção, pois o email chega a ser convincente (a não ser pelo fato de, até onde eu saiba, a PF não mandar comunicados dessa categoria via eletrônica). O mesmo apresenta o logo da PF, boa escrita e assinatura (com telefone para contato de Brasília)!
Bom, era isso!
E cuidado com os emails!!

simages disse...

pois é, o mail é bem feito. o próprio link tem a mesma morada do DPF! Mas o que sai de lá é um trojan.
cuidado com os emails!