sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Obituário 2020 (parte I)

Há uma hipótese absurda (ou nem tanto), por andarmos a homenagear os mortos que de alguma forma contribuíram para a formação do Meios de Produção: a de chegar a um ponto em que eles morrem todos e depois já não haver ninguém para homenagear… Esta hipótese só não é assim tão absurda porque quem é vivo está sempre a aprender, a conhecer coisas novas e, por isso, haverá sempre modelos a destacar no futuro. Na minha terra dizia-se que só não aprende quem é “burro velho” (apesar do animal não ter culpa nenhuma).

 
Pois então voltamos a mais um conjunto de homenagens aos falecidos neste terrível ano de 2020, o ano da pandemia, o ano do vírus SARS-CoV-2, o ano do aumento da mortalidade mundial. É um exercício mais ou menos fútil, que gostamos de fazer porque, por causa disto ou daquilo, gostamos da vida dos mortos. Memória, homenagem, lembrança, influência, exemplo, esperança… Tudo isso e muito mais. Lembra-nos que somos mortais e que a vida é um acaso. Falar da morte é falar da vida.

 

John Baldessari 1933-2020

 

Conheci a obra de John Baldessari no final da década de 1990, no Porto, não me lembro bem onde, talvez na Galeria Pedro Oliveira... Ou em Serralves. Seja como for, vale bem a pena conhecer e viver as suas obras. Esta curta metragem, A brief history of John Baldessari, narrada por Tom Waits, é uma excelente introdução à personalidade e trabalho de Baldessari. Courtesy of John Baldessari Estate.

 

George Steiner 1929-2020

via Jornal Tornado, não assinada

 Kirk Douglas 1916-2020

foto de promoção (film still), cerca de 1955

McCoy Tyner 1938-2020

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=503071

Max von Sydow 1929-2020

Em O sétimo Selo (1957), de Ingmar Bergman

Pedro Barroso 1950-2020

via facebook Pedro Barroso

Manu Dibango 1933-2020

Agence France Press/Getty Images via NYT

Mécia de Sena 1920-2020

Mécia por Fernando Lemos, Fundação Calouste Gulbenkian

Mécia representa o amor incondicional. Ou a prisão. A sua dedicação ao marido, Jorge de Sena, é incansável, por vezes a roçar o insuportável. Mas admirável. Não foi certamente por causa de Mécia que a obra de Sena não foi esquecida, mas o seu contributo é assinalável, embora possa vir a ser um obstáculo para biógrafos e historiadores da literatura, porque a organização (e publicação até à data) da obra de Jorge de Sena é um trabalho exclusivo de Mécia. A sua morte não passou despercebida em Portugal, nem no meio literário, mas o labor na proteção da imagem do marido foi certamente uma motivação forte para muitos se esquecerem dela.


 Krzysztof Penderecky 1933-2020

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4350632

Bill Withers 1938-2020

Gilles Petard/Redferns/Getty Images

Noronha da Costa 1942-2020

Objecto 67, via wikipedia

Lee Konitz 1927-2020

Konitz, entre Miles Davis e Gerry Mulligan, 1949; NYT: Popsie Randolph/Michael Ochs Archives, via Getty Images

Filipe Duarte 1973-2020

via Comunidade Cultura e Arte

Tony Allen 1940-2020


Little Richard 1932-2020

Richard com os Beatles, via thebeatles.com

Michel Piccoli 1925-2020

Piccoli em La Belle Noiseuse (1991), de Jacques Rivette, com Emanuelle Béart

José Cutileiro 1934-2020

via Rádio Campanário, via Observador

Habituei-me a seguir José Cutileiro no papel de analista de política internacional, sobretudo na rádio. Uma visão muito desempoeirada e até bem longe dos seguidistas e americanistas da nossa praça. Mais tarde, acabei por habituar-me a ler os obituários que escrevia há décadas no semanário Expresso, naquele estilo de colagem de orações e complementos quase até à exaustão. Um exercício às vezes difícil, quando se procura o sujeito-predicado-complemento originais. Ainda assim muito apreciável, não só pelos biografados, como pela visão arredada da normalidade noticiosa, do mainstream. Parece que também foi diplomata, mas sobre isso não se conhece nada de assinalável (mas posso estar enganado!).


Maria Velho da Costa 1938-2020

à direita, com Maria Teresa Horta e Isabel Barreno, foto de José Horta, via Ypslon, Público

Sempre gostei de Maria Velho da Costa, de quem tenho até vários livros. E sempre gostei muito desta foto (inédita, quando publicada no Público). A batalha destas mulheres pela liberdade de expressão, pela liberdade de ser mulher, foi impressionante e mostra bem o atraso do nosso país. Quando escreveram Novas Cartas Portuguesas (1972) – tenho um exemplar original, todo a desfazer-se, comprado pelo meu pai ainda antes da apreensão – sabiam bem o que estavam a fazer e o que iria originar na sociedade portuguesa. Nesta altura, a mulher era um objeto pertencente ao homem, pai, marido ou patrão; não votava, não tinha opinião, servia para estar em casa, cuidar dos filhos e acompanhar o sucesso do marido. Esta visão perpassou todo o regime ditatorial português, política oficial desde 1933. Foi neste ambiente que estas mulheres cresceram, foi este ambiente que estas mulheres desafiaram através da escrita. E conseguiram. A obra literária de Maria Velho da Costa, em parte aprofundando a temática de Novas Cartas Portuguesas, é meritória e merece ser lida.


Christo 1935-2020

https://christojeanneclaude.net/

Jimmy Cobb 1929-2020

via drummerworld.com, não assinada

Alfredo Tropa 1939-2020

via facebook Academia Portuguesa de Cinema

Ennio Morricone 1928-2020

via Vulture.com

Luis Filipe Costa 1936-2020

via Jornal i, não assinada

Alan Parker 1944-2020

Martyn Goodacre/Getty Images, via El Pais

Não sendo um grande realizador com uma obra notável na história do Cinema, lembro-me de quase todos os filmes que vi dele, com grande prazer. Infelizmente nunca vi nenhum filme de Alan Parker numa sala de cinema.


Joaquim Veríssimo Serrão 1925-2020

via a viagem dos argonautas, não assinada

Joaquim Veríssimo Serrão é um historiador fora do seu tempo e não é uma referência na historiografia nacional. Conforme diz Luís Reis Torgal, parafraseando Gasset, cada historiador é a sua circunstância e Serrão ficou agarrado à sua. Homem do regime ditatorial, amigo de Marcelo Caetano, nunca se libertou do facto de à data da revolução de 1974 ocupar o cargo de reitor da Universidade de Lisboa, já depois das convulsões de 1969 que culminaram com espancamentos, prisões de estudantes e posterior envio para a frente de guerra, nas colónias africanas. Serrão esteve em França, na década de 1950, como leitor de português no consulado de Toulose, mas, ao contrário de muitos historiadores, intelectuais e artistas que estiveram em França, como Victor de Sá, Joel Serrão (com quem colaborou no Dicionário da História de Portugal), Victorino Magalhães Godinho, não terá contactado com os historiadores da Nova História. E isso parece refletir-se na sua obra magna, uma História de Portugal em 19 volumes, inteiramente escrita por si. Com todo o mérito e demérito, esta obra é a sua visão do mundo, que é um mundo avesso à interdisciplinariedade.

 
Fernanda Lapa 1943-2020

via semanário Expresso, não assinada

Waldemar Bastos 1954-2020

foto de promoção de Waldemar Bastos, via FMM-Sines, 2007


E. M. de Melo e Castro 1932-2020


 
Origem das imagens dos poemas visuais: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=5148216; Best net leilões e http://mnunesponte.blogspot.com
 

Gary Peacock 1935-2020

Roberto Masoti, ECM Records

Vicente Jorge Silva 1945-2020

Pedro Nunes, semanário Expresso

Diana Rigg 1938-2020

via DN, não assinada

Ruth Bader Ginsburg 1933

Ruven Afanador, via Elle Magazine

Juliette Gréco 1927-2020

JM Lubrano, via rfi.fr

É impressionante o número de pessoas neste mega-postal-obituário que conviveram de perto com Miles Davis: Gréco, McCoy Tyner, Jimmy Cobb, Lee Konitz, Gary Peacock... Foi uma geração que se perdeu... Como todas! Não falando sequer na ligação entre Gréco e Piccoli. É o nosso mundo, a nossa cultura e as nossas vidas que se degradam lentamente, perante o desfilar impiedoso do tempo. Falar da morte é falar da vida. Estamos todos bem: até sempre!

 

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