terça-feira, 4 de agosto de 2009

Panoramas do jornalismo português na silly season (I)

A jornalista da SIC, em directo, numa rubrica nova onde já se faz o balanço do ano de 2009 [Tudo bem, foi uma série de reportagens sobre imobiliário], pergunta ao promotor imobiliário: “Que medidas exigem do governo para pôr fim à crise? (cito de memória). Whatahell? Mas a jornalista é parva?


O interlocutor vendia apartamentos com preços a começar no milhão de euros, tinha já vários contratos promessa (sinais) e recebia esses valores sem que os compradores necessitassem de recorrer ao crédito! Ali não havia crise, mas a jornalista sentiu-se no direito de perguntar o que é que esta elite exige do governo! Francamente, a jornalista (ou os seus editores) está a dormir ou a fazer o frete aos ricos de Portugal, que são a minoria; e nada diz(em) sobre quem necessita de habitação, que até podia pagar, mas não acede ao crédito porque os bancos não permitem!


Tudo bem, foi um directo, mas o tom da reportagem foi sempre esse: coitadinhos-dos-construtores-e-promotores-imobiliários-que-têm-muitas-casas-para-vender-e-não-conseguem-vender-e-por-isso-estão-em-crise. E o resto da equação?: Quem necessita de casa?; Há necessidade de incentivos estatais para compra de casa?; Qual o panorama no arrendamento?; Há necessidades de incentivo (e se existem qual é o panorama?) para recuperação e restauro de casa própria?; Quais as necessidades de construção de habitação própria?. Sobre isto, e se calhar muito mais, nada!



[ouvindo politica-mente, new max, phala solo, 2009; procure mais em www.phalasolo.com]


[Imagens de pouca qualidade de Ilhas do Porto, pós-1974, retiradas de Ferreira, J. A. (coord.), (1999), Habitação Social no Porto, Porto: Câmara Municipal do Porto. Sem referência a autor]

1 comentário:

filinto disse...

Esse teu link fez-me lembrar um conjunto de links que ficaram no computador lá do aido, sobre as ilhas. Um deles era de um filme, mas infelizmente não te posso dizer mais do que isso, era um filme sobre uma ilha do Porto com retratos de várias outras ilhas da cidade...