sábado, 13 de setembro de 2008

Desisto, vou ver um DVD!

À atenção do Provedor da RTP, direcção e administração da RTP


Como é costume, o serviço público de televisão, cujo passivo é pago pelas famílias portuguesas através de uma taxa paga na conta da electricidade, continua a subverter todas as regras do bom senso jornalístico e a potenciar toda a falta de seriedade e meias verdades junto dos utentes deste serviço.


O Jornal da Noite de hoje, dirigido pela inenarrável Judite de Sousa, abriu às 20h00 com cinco minutos dedicados à entrega da bota de ouro ao atleta Cristiano Ronaldo, no valor de 150 mil euros. Assunto de relevância nacional? Não me parece. Este exemplo para todas as crianças a nível mundial e que muito aprecio dentro dos relvados, não chega a ter o 9.º ano de escolaridade e tem nítidas dificuldades de expressão em português e inglês. A segunda notícia era precisamente o primeiro-ministro a regozijar-se pelos bons resultados alcançados pelos alunos portugueses nos últimos exames nacionais!


Nessa peça sobre o futebolista – que teve um directo com a mãe de Cristiano Ronaldo às 20h13 –, a inenarrável Judite de Sousa referiu-se sempre a um hotel do Funchal onde decorria a cerimónia, sem nunca dizer o nome, mas já não teve problemas em dizer que o patrocinador do evento era o Banif – Banco Internacional do Funchal. Terá conta lá?


E já agora, como utente e pagante, aconselho os jornalistas da RTP a recorrem a outras fontes de informação, que não só as agências de notícias norte-americanas, para noticiar com seriedade e isenção o que se está a passar na Bolívia, anunciado como o princípio de uma guerra civil. A pivot do telejornal apresentou a situação na Bolívia no sumário do telejornal, lançou outro flash a seguir à primeira notícia sobre o Cristiano Ronaldo e depois lançou, em terceiro lugar no alinhamento, a notícia da Bolívia que não demorou mais que um minuto! Porquê tanto alarido se a notícia era tão pequena e não mostrava sequer o presidente Evo Morales, mas os seus opositores?


(Às 20h35 o mesmo telejornal dava a notícia que avançámos aqui há pouco: o Rap do Acelerador de Partículas! Mas a notícia só dizia que o vídeo do You Tube foi visitado por milhares de pessoas e não se sabia se a jovem cientista que o fez ia ter uma promissora carreira na ciência ou no rap… Bem, eu agora acrescento que apesar da brincadeira, foi uma das melhores explicações que vi e ouvi sobre o trabalho que se faz há alguns anos no CERN e na área da Física.)


Senhor provedor da RTP, senhores directores e administradores da RTP: desisto de ver o telejornal às 20h35. Para mim, meia hora de notícias na televisão é o suficiente. Ainda por cima vem aí mais Cristiano Ronaldo e Madonna, a febre da Madonna. Desisto, vou ver um DVD!


[ouvindo a nova-brigada-dos-coronéis-de-lápis-azul, fausto, a ópera mágica do cantor maldito, 2003]


Azul era a cor que os censores do regime político português, entre 1926 e 1974, utilizavam para avaliar e riscar aquilo que podia ser lido, visto, ouvido e apreciado.

Sem comentários: